domingo, 13 de fevereiro de 2011

Breve Abordagem ao Andebol


Regras e Formas de jogo

A bola

Terá que ser de couro ou de outro material sintético.

Manejo de bola

É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido.

Comportamento com o adversário

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área de baliza

Somente o guarda-redes pode permanecer na área de baliza. O adversário que entra nessa área é punido com um remate livre. Os jogadores que invadirem as áreas, depois de ter lançado a bola, estarão sujeitos a uma punição.

Reposição da linha lateral

A reposição da lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral do campo e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo marcar golo.

Reposição pelo Guarda-redes

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipa atacante ou pelo guarda-redes da equipe defensora, estando este dentro de sua área.

Canto

O canto é ordenado desde que a bola tocada pela equipa defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de intersecção da linha de fundo e a linha lateral.

Livre

É ordenado livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorrecto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no livre de sete metros; conduta anti-desportiva.

Livre de 7m

Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário, que se encontrava em posição de finalizar.

Bola ao ar

A bola ao ar é marcada quando, mantida a bola dentro do campo e fora das áreas do guarda-redes, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipas; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infracção às regras.

Os árbitros

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.


POSIÇÕES DOS JOGADORES NO ANDEBOL

No ataque, a equipa é composta em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Guarda Redes.


Central: É a "locomotiva" da equipa no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda as jogadas da equipa, deve saber rematar com força e ter um óptimo passe. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom central.

Meia: Os meias geralmente possuem os mais fortes remates e são, geralmente, os mais altos jogadores da equipa. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os remates costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.

Ponta :. Os pontas são velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade de rematar de ângulos fechados.

O destaque no remate não é a força, mas a habilidade e direcção. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados na sua velocidade e posicionamento.




Pivô: Posicionam-se entre as linhas de 6m e a de 9m. O seu objectivo é abrir espaço na defesa adversária para que os seus companheiros possam rematar de uma distância menor, ou posicionar-se para que ele mesmo possa receber a bola e rematar em direcção á baliza.


Guarda-redes: Se defender um remate, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra numa posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O guarda-redes não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

Os jogadores na defesa precisam trabalhar em equipa. Existem as
defesas do tipo ( 6 x 0 ), ( 5 x 1 ), ( 3 x 3), ( 4 x 2 ) ou individual. A comunicação é absolutamente vital. Onde está o pivô? Quem está marcando quem? Onde está a bola?


Os jogadores especializados na defesa, são fisicamente grandes, muito fortes, rápidos e com muita concentração. Esses jogadores ainda possuem a habilidade de detectar o foco do ataque e se adaptar as mudanças nas jogadas. Defensores situados no meio precisam ser muito fortes e altos para impedir os ataques dos meias e conter os pivôs.



O guarda-redes é vital na defesa. Um bom guarda-redes pode representar mais de 50% da performance de uma equipa. Quando a defesa é penetrada, o guarda-redes é a ultima barreira ao atacante. Ele precisa ter um reflexo rápido, boa antecipação de onde o atacante pretende rematar e habilidade de ajustar força, reflexos e total concentração focando o seu objectivo final, a defesa. O guarda-redes também deve s comunicar com a sua equipa, (pois possui maior visão de jogo por estar fora dos lances de ataque) incentivando e alertando a defesa; e auxiliando e orientando seus companheiros no ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário