sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Introdução ao Atletismo



Introdução ao Atletismo

O atletismo é um desporto constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos e pode ser considerado a base de diversas outras modalidades. Originalmente,o seu intuito era premiar o mais forte, o mais alto e o mais rápido dos homens. Os primeiros indícios de competições de atletismo datam de 4 mil anos atrás, quando homens egípcios disputavam corridas entre si. Na Grécia, o atletismo era o pilar das Olimpíadas Antigas.

Mais adiante, o atletismo ressurgiria na Inglaterra do século XIX. Nessa época, as corridas tornaram-se populares, e as competições eram organizadas de maneira irregular.
Em 1825, provas para amadores foram disputadas em Uxbridge. Dois anos depois, em Eton, foi criada a corrida com obstáculos. Em 1834, surgiriam as primeiras regras oficiais do atletismo, mas apenas para algumas provas. O primeiro torneio oficial, entretanto, seria organizado somente em 1864, quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a enfrentar-se anualmente.
Na América, os argentinos foram os primeiros a praticar este desporto em 1867. Nos Estados Unidos o primeiro campeonato nacional foi disputado em 1968.
O atletismo integra o programa das Olimpíadas Modernas desde sua primeira edição, disputada em 1896, na Grécia.
De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com excepção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. O atletismo é o desporto mais antigo e nobre de todos, sendo utilizado como base para a prática de diversas outras modalidades.



Regras

O Atletismo é um desporto composto por diversas modalidades classificadas em:
- Corridas: de curta distância e longa distância, além de provas de revezamento e com obstáculos e da marcha atlética;
- Saltos: de altura, em distância e triplo;
- Lançamentos e Arremessos: podem ser de dardo, disco, martelo e de peso. Consiste em lançar o objecto o mais longe possível do ponto inicial.


Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na partida é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a partida, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixo na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). As vozes de comando para a partida são: “Aos seus lugares”, “Prontos”, “Tiro de partida”. São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saem para a corrida numa posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.

Existem muitos tipos de provas de atletismo, sendo que cada uma privilegia uma qualidade atlética do ser humano. Nas Olimpíadas, são disputadas as seguintes provas diferentes: 100 m,
110 m com barreiras, 200 m, 400 m, 400 m com barreiras, 4 x 100 m, 4 x 400 m, 800 m, 1500 m, 5000 m, 10000 m, 3000 m com obstáculos, salto em comprimento, triplo salto, salto em altura, salto com vara, lançamentos de peso, de martelo, de disco, e de dardo, maratona, decatlo, heptatlo e marcha atlética.



Atletismo – Modalidades
Veja como funciona cada uma delas:


100 m: é a prova mais nobre do atletismo, que premia o homem e a mulher mais rápido(a) do mundo. Nela, oito competidores correm 100 m em linha recta e vence quem chegar primeiro.


110 m com barreiras: oito competidores têm de percorrer a distância predefinida pulando as dez barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada

200 m: segue a mesma linha dos 100 m, mas com o dobro da distância. A partida acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exactamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.

400 m: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A partida dá-se no mesmo estilo dos 200ms.


400 m com barreiras: segue a mesma linha dos 110 m com barreiras, mas as dez barreiras nesse caso são um pouco menores


Estafetas 4 x 100 m: uma equipa formada por quatro atletas deve percorrer 400 m (100 m cada atleta), sendo que no fim da sua participação o atleta deve passar um testemunho para o seu companheiro. Essa troca deve ocorrer num espaço limitado de 20 m. Caso ultrapasse essa marca, a equipa será desclassificada. Se o testemunho cair, somente aquele que o deixou cair poderá apanhá-lo novamente mas sem pisar a pista do lado.
Estafetas 4 x 400 m: segue a mesma linha dos 4 x100m, mas a distância percorrida por cada atleta é quatro vezes maior.

800 m:é uma prova de meia-distância, na qual os atletas devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.
1 500 m: outra prova de meia-distância. Segue a mesma linha das outras provas de velocidade, consagrando aquele que primeiro cruzar a linha de chegada.

5000 m: é conhecida como uma prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.

10000 m: é a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio. Assim como em todas as outras de velocidade, vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.

3000 m com obstáculos: inspirada no hipismo, a prova consiste em um percurso de 3000 m que contém barreiras seguidas de pequenos lagos como obstáculos. Vence aquele que cruzar primeiro a linha de chegada.



Salto em comprimento: prova na qual os atletas devem percorrer
um espaço correndo para ganhar impulsão e saltar antes de uma faixa branca marcada no chão, caindo com os dois pés numa caixa de areia. Vence aquele que conseguir saltar o mais longe possível.

Triplo Salto: segue a mesma linha do salto em comprimento, mas o pulo final deve acontecer após uma série de duas passadas mais largas, que servem para dar impulsão ao atleta. Vence quem saltar o mais longe possível.

Salto em altura: prova na qual os atletas correm em direcção a uma barra horizontal presa por dois suportes em determinada altura, com o intuito de saltar por cima do obstáculo sem o derrubar.
Esse salto normalmente é feito de costas, pois tal movimento aumenta a impulsão do atleta. Cada competidor tem direito a três saltos iniciais a uma altura definida pelo juiz. Caso consiga acertar um, o competidor segue na disputa e precisa subir a medida do obstáculo em pelo menos dois centímetros. O salto mais alto conta como resultado final de cada atleta, e aquele que conseguir a maior altura é o campeão. Em caso de empate, será vencedor aquele que deu menos saltos para alcançar sua marca. Se a igualdade persistir, o número de erros será avaliado. Se ainda assim a disputa continuar empatada, os dois ganham medalhas, excepto na luta pelo ouro, em que há um salto adicional.


Salto como vara : segue a mesma linha de disputa do salto em comprimento. A diferença é que os saltos são dados com o auxílio de uma vara, o que faz o atleta subir mais. Vence aquele que conseguir a maior altura.



Lançamento de peso: nessa prova, os atletas precisam arremessar uma bola de metal com apenas uma mão o mais longe possível, e o peso deve partir da altura do ombro do competidor. Só é contado o melhor arremesso de cada atleta, e aquele que conseguir lançar o peso mais longe será considerado vencedor.

Lançamento de disco: segue a mesma linha das outras provas de arremesso, só que o objecto lançado é um disco, que deve ficar contra os dedos da mão e o antebraço. O arremesso deve ser feito dentro de uma área de 2,5 m de diâmetro, e o competidor pode girar sobre o seu próprio eixo uma vez antes de lançá-lo.

Lançamento de dardo: segue a mesma linha das outras provas de arremesso. Nela, o “peso” é um dardo longo e fino, que deve ser lançado com apenas uma das mãos depois de uma corrida curta de 4 m. Vence quem atingir a maior distância.


Lançamento de martelo: segue a mesma linha do arremesso de peso, só que, nesse caso, o peso é uma bola de ferro presa a um arame metálico, e os atletas podem fazer o arremesso com as duas mãos, dentro de uma área previamente delimitada. Para ganhar impulso, o atleta gira o martelo três vezes sobre a própria cabeça e outras três vezes sobre o seu eixo, para somente depois o lançar. Vence quem fizer o arremesso mais longo.


Maratona: uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195 km, normalmente em ruas abertas,mas os 400 m finais da prova geralmente são realizados dentro do estádio. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada.


Decatlo: é uma competição que reúne dez provas do atletismo e pode ser disputada apenas por homens. Eles competem nos 100 m, salto em comprimento, lançamento de peso, salto em altura, 400 m, 110 m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 m. Os atletas somam pontos de acordo com seus desempenhos em cada prova, e vence aquele que conseguir mais pontos no fim da disputa.


Heptatlo: é a versão feminina do decatlo, na qual são disputadas somente sete provas: 100 m com barreiras, salto em altura, lançamento de peso, 200 m, salto em comprimento, lançamento de dardo e 800 m. Vence quem somar mais pontos no fim da disputa.


Marcha atlética: é uma prova na qual os atletas só podem andar. Para que essa regra não seja descumprida, o calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contacto com o solo até que a ponta do pé posterior toque o chão. As provas podem ser disputadas em 20 km ou 50 km. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada, que, assim como acontece na Maratona, está posicionada dentro do estádio.

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